A Borracha Natural.
Breve definição.
É obtida pela coagulação do látex, produto extraído da seiva da seringueira (Hevea brasiliensis), árvore nativa da região amazônica.
Esta borracha em reação com o enxofre em temperaturas elevadas, transforma-se de seu estado pegajoso e plástico para um estado elástico, sob condições fabris controladas.
Na sua forma comercial, o produto incorpora outros elementos como antioxidantes naturais, ativadores de vulcanização e alguns tipos de ácidos.
Charles Goodyear e T Hancock em 1843 e 1844 produziram as primeiras placas de borracha natural, e desde então, muito se avançou. Essas placas eram o começo da produção de artigos de borracha e da formulação de compostos.
Os compostos de borracha baseados em borracha natural em grande parte são vulcanizados com enxofre, peróxidos, óxidos metálicos e outros produtos químicos combinados, que são necessários para obter e melhorar as propriedades, físicas, químicas e térmicas.
CLASSIFICAÇÃO DA BORRACHA NATURAL (NR)
Classificamos a borracha natural em três grandes grupos: graus convencionais, borrachas tecnicamente especificadas (TSR) e borrachas tecnicamente classificadas (TCR).