Características das Borrachas Sintéticas.
Elastômeros e as Borrachas Sintéticas.
Inicialmente vamos entender o significado da palavra Elastômero que é a termo utilizado para esta categoria de material onde a propriedade mais importante é a elasticidade (esticam e retornam a sua formação original sem o rompimento). A estrutura microscópica das borrachas (elastômeros) é característica comum tanto nas borrachas naturais como nas borrachas sintéticas.
A Borracha Sintética é artificial originada de produtos químicos derivados do petróleo, seu principal componente para sua produção é o Nafta, também utilizado na produção de plásticos, solventes, fios e fibras sintéticas entre outros.
Na necessidade de criação de um material similar a borracha natural, mas que fosse mais barato, desenvolveu-se a borracha sintética. A primeira borracha sintética foi o SBR que é a borracha sintética mais utilizada no mercado.
Algumas das principais borrachas sintéticas, mais usuais no mercado:
• SBR: Similar a natural, mas com menos elástico e mais homogêneo. Utilizada para fabricação de pneus, solados, passa fios, protetores.
• EPDM: é mais resistente às degradações de causa natural, utilizada em peças de carros, para brisas, vedação de vidros, entre outros.
• BR: Maior flexibilidade e resistência à baixa temperatura é usada nas indústrias de pneus, mangueiras, buchas e outros.
• TPE: Características de borracha e plástico. São fabricados cabos de escovas, manopla de motobikes, coberturas de peças.
• NBR: Resistente ao petróleo e derivados. Produção de mangueiras, juntas e outros produtos que tenham contato com solventes e óleo